sexta-feira, 17 de maio de 2019

Amor de verdade


            O que uma ligação é capaz de fazer? Acabar com as últimas esperanças que poderiam existir. E aquela pontinha guardada bem lá no fundo do seu ser, vira pó em poucos minutos. E o seu mundo desaba. A realidade bate à porta. Aos poucos a razão começa a retornar. Mas não se quer que retorne.
Isso tudo porque cérebro de gente apaixonada não funciona. As ligações sinápticas que ligam o córtex pré-frontal ao núcleo accumbens ficam desgovernadas e todos os sentimentos “eufóricos” não são barrados. Em resumo, a pessoa apaixonada fica meio demente. Ela não consegue pensar com a razão. Não racionaliza a situação, mesmo que seja impossível, mesmo que o outro não a ame da mesma forma, mesmo que seja rejeitada. O outro continua sua vida. Feliz, despreocupado. Mas o apaixonado perde os sentidos.
É difícil voltar para sua rotina de antes. É difícil acordar sem dar “bom dia” ou conversar sobre como foi o dia, à noite. É difícil a ideia de nunca mais encontrá-lo, de seguir em frente sozinho. É difícil voltar ao foco, conseguir estudar, comer ou dormir bem... Em todos os momentos o cérebro te trai e você se pega pensando nos bons momentos, em tudo o que foi vivido e/ou sentido em um curto espaço de tempo.
A dor ameniza no meio da manhã e no meio da tarde, quando as ocupações e as conversas com os amigos distraem. Meio que sem querer você muda o foco. Mas quando chega a noite, em que se precisa parar para estudar, ou quando se tenta ler um livro ou ver um filme, todos aqueles pensamentos retornam. E só se pensa, novamente, em todos os momentos bons que já não vão voltar. É quase um ciclo vicioso de sofrimento.
Assim, cada momento com os amigos se torna valioso. Qualquer conversa sobre qualquer coisa que não seja ligada ao fim da relação é a chave para ver o tempo passar de forma imperceptível. Para os amigos, com certeza não deve ser fácil ouvir lamúrias, aguentar o choro, dar suporte todo o tempo. Deve, de fato, ser cansativo. Pior que nessa fase, não se quer estar só, se sentir só. Pois é nesses momentos que a sua cabeça te trai e te leva para viajar para longe. Mas amigo que é amigo está ali, mesmo com todas as lamentações chatas. Ele não te deixa se entregar. Ele te busca do fundo do poço para uma nova vida. E é nessa hora que se começa a perceber que o amor verdadeiro provém da amizade sincera.

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário