quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Depois do temporal... arco-íris!


Sofrimento. Só de ouvir essa palavra já me dá um nó na garganta. Não existe pior maneira de ser infeliz. Seja por um sofrimento físico ou emocional, nosso corpo responde sempre negativamente. Ou choramos, ou ficamos sem comer, ou comemos demais, ou não dormimos, ou não cumprimos com nossas responsabilidades... Nós estacionamos no tempo e ficamos ali centrados naquilo como se viver a partir de tanta dor fosse mudar alguma coisa.
E o sofrimento de amor então? Quem nunca sofreu por ele ou está mentindo para os outros ou para si mesmo. Porque bem lá no fundo, todos já passaram ou ainda estão passando por isso. É uma sequência natural da vida. No entanto, quando estamos lá no fundo do poço, no pico do sofrimento, achamos que não vamos conseguir sair vivos disso tudo. Que nunca mais vamos conseguir ser felizes. Que tolice (hehehe). É porque a cabeça de apaixonado (ou, sei lá, o coração de apaixonado) não pensa. Aliás, pensa, mas não em si, no outro apenas.
Até que chega o dia em que o temporal passa e o arco-íris aparece, lindo. O tempo abranda o coração, sufoca a dor e a nossa alma já pode voltar a sorrir com pequenas coisas. Mas, isso não implica dizer que estamos felizes. Na minha concepção, a felicidade só existe de fato quando achamos alguém para dividir nossos medos, dúvidas, sonhos e todas aquelas coisas que sentimos. A verdade é que ficamos em stand-by, quietos, calmos, só esperando a nova chance de nos apaixonar.
A dúvida é: Depois de tanta chuva, ao encontrarmos a calmaria do arco-íris, valeria a pena arriscarmos ver o sol novamente? O medo de sofrer outra vez arrepia até o último fio de cabelo. Passamos, então, a resistir e não querer dar chance para outro amor. Entramos naquela fase da desilusão: “Amor não é tudo” ou “Há coisas mais importantes que o amor” ou “A minha vida profissional primeiro”.
Não criticando quem pensa assim (aliás, eu entro nesse grupo), mas definitivamente, isso também é uma fase. Quando o tempo passar mais um pouco, nosso coração vai estar pronto para ser entregue de novo. E então o famoso medo já vai ser pequeno perto da nossa segurança. Uma nova oportunidade para a felicidade é concedida quando encontramos certo alguém (só não vá achar que por isso deve dar chance a qualquer pessoa, aí vira bagunça).
Em meio a altos e baixos o ser humano vai vivendo. E não adianta querer explicação por certos acontecimentos, nem controlar a progressão da nossa história. Somos pequenos demais para isso. A questão é se as nossas escolhas são as corretas e se suas conseqüências serão benéficas. Mas nem adianta pensar demais nisso. Porque pensar demais não só cansa o cérebro como nos faz perder um precioso tempo. O de viver louca e indefinidamente.

Um comentário:

  1. Adorei a comparação do arco-íris, pois o sol voltou a brilhar então pra ti, sempre temos algo para aprender com as nossas experiências e agora vejo que com as suas também.
    PS: Quando estiver chovendo, não esqueça do "guarda-chuva"... rsrs

    Thi

    ResponderExcluir